terça-feira, outubro 03, 2006

+x+ News // 13 +x+

Mais Brasil

O nível dos rios Paranaíba (MG/GO) e Corumbá (GO) assustou aqueles que passaram por eles nas últimas semanas. Importantes leitos d’água para o abastecimento, entre outros de energia, ambos estão pedindo mais chuvas. Antes deles, temos, ainda no Triângulo Mineiro, a cidade de Araguari, terra daquele que eu considero ser o café mais saboroso do Brasil. Passar por Araguari é sempre bom, seja para apreciar seus cafezais ou a beleza de sua serra.
Há cinco anos, vi muitos cafeicultores daquela região trocarem suas lavouras por granjas de peru. Preços do grão em baixa, dívidas e promessas de ganho com o arrendamento, fizeram com que muitos migrassem para a produção da ave de Natal. Tentei achar algum galpão na beira da estrada, não encontrei. Mas o solo já está sendo preparado novamente para o café, agora, que os preços da mercadoria estão em alta. Teremos outra vez o mesmo ciclo. O agronegócio brasileiro é assim...
Em Caldas Novas (GO), conhecida por suas águas naturalmente quentes, os prédios e condomínios verticais tomaram conta da cidade. A praia de Guarujá dos goianos é só edifícios. Quem não a conhece, recomendo visitá-la logo. Aliás, vá a Rio Quente, do outro lado serra, é um lugar espetacular.
Além de fazendas muito bonitas e organizadas, e de plantações de abacaxi, o Estado do Tocantins tem em suas formações rochosas incrustadas no meio do Cerrado um atrativo à parte. Isso sem contar o Jalapão. Atravessar o Tocantins pela BR-153 nos mostra que a autonomia desta federação há mais de dez anos, em relação ao Estado de Goiás, foi muito promissora. O antigo “Norte de Goiás” é hoje outra realidade, e as cidades que margeiam a Belém-Brasília são exemplos disso. Mesmo pequeninas e simples, suas entradas/fachadas são bem cuidadas e convidativas.

Foto 1 – Imagem sobre a ponte que atravessa o rio Paranaíba (MG/GO)
Foto 2 – Outra imagem do interior do veículo, desta vez é a Serra de Araguari (MG)
Foto 3 – Chafariz construído na entrada de Caldas Novas (GO)

Foto 4 – Formação rochosa próxima à cidade de Guaraí (TO)


Um comentário:

Anônimo disse...

aê ziguimundo, nossa última conversa sobre seus interesses sobre mídia digital e o papo que tive com a Karina sobre os trabalhos publicitários digitais que ela tem feito só aumentou o interesse em lhes mostrar os que tenho efetuado dentro da música digital - os softwares, o hardware e nossas vidas dentro disto. Estou lendo com calma seus escritos e lhe convido a entrar no "http://www.myspace.com/zaccasons" para começarmos uma troca de arquivos, palavras, informações, músicas, bit´s...