sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Vamos dar quitutes às vacas?


Quando o preço do milho aumentar, que tal alimentar o gado com tortinhas

Foto: Paul Octavious

Autora: Sara Breselor

O leite está uma delícia, mas poderia ficar bem melhor se viesse com Negresco. No que as vacas concordam. E recentemente os fazendeiros norte-americanos têm sido mais do que bem sucedidos ao satisfazê-las. No último verão, uma severa estiagem dizimou as lavouras de milho e empurrou o preço da mercadoria para o alto. Com isso, alguns produtores tiveram que se virar para arrumar comida para o seus rebanhos. As principais soluções? Barras de chocolates, goma de mascar, balas e, é claro, biscoitos.

"Este ano não foi fácil para os produtores de leite", disse Jack Hamm, do Lima Ranch, em Lodi, na Califórnia, que abastece regularmente suas cocheiras com biscoitos com prazo de validade vencido. Felizmente, o primeiro estômago dos ruminantes, o rúmen, é cheio de micro-organismos que se alimentam de tudo aquilo que o animal ingere. Esses micróbios quebram as moléculas de açúcar que se convertem facilmente em gordura e que são absorvidas diretamente pela corrente sanguínea. Desta forma, tanto os bovinos de leite quanto os de carne podem consumir doces. Praticamente nenhuma molécula escapa intacta do rúmen bovino, motivo pelo qual a vaca que se alimenta de Sucrilhos não produz o (dispensável) leite pré-açucarado.

"De qualquer tipo de comida, você pode fazer comida", disse Jim Oltjen, um especialista em ciência animal da UC Davis. Doces são bons, desde que sejam manejados com equilíbrio nas rações – em torno de 10% para cada 28 quilos de matéria seca consumida diariamente pelo animal. Nutricionistas ajudam os fazendeiros a balancear as refeições com produtos que contém glicose – tais como casca de uva e bagaço de milho – visando encontrar uma dieta mais nutritiva pelo menor preço. Não é o que a natureza programou? Talvez, mas Hamm afirma que está utilizando uma série de coisas que seriam enviadas para o lixo e, com isso, reduzindo o impacto ambiental de sua fazenda. É um jeito de deixar as coisas açucaradas.

Fonte: Wired.com

Nenhum comentário: